Natal Iluminado 2014 Logo

Principais atrações


A cidade de São Paulo já começa a entrar no clima do Natal Iluminado 2015, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), que ilumina e decora vários pontos da capital paulista.

 

Este ano, além das iniciativas municipais, o projeto conta com novos patrocinadores. Uma das novidades é a junção de dois grandes ícones do Natal para trazer para São Paulo toda a magia desta importante celebração: a Árvore de Natal do Ibirapuera e as Caravanas Iluminadas, com o inédito patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil. A inauguração das atrações abrirão oficialmente o Natal na cidade no dia 28 de novembro.

 

A Árvore de Natal este ano vem com novo conceito. A atração – que terá 35 metros de altura, 15 de diâmetro máximo e uma estrela de 4 metros no topo – dessa vez trará mais atrativos em sua base, de forma que as pessoas que passam pela região possam apreciar mais de perto o espetáculo e tirar belas fotos. Serão grandes bonecos de personagens característicos, como ursos polares, soldados, bailarinas, além de bolas de enfeite vermelhas e douradas, sinos, guirlandas e laços, todos esses itens com mais de 1 metro. A iluminação da Árvore também proporcionará ao público um show à parte, com figuras em relevo e em 3D instaladas nos painéis na base da árvore, assim como também luzes Flex Light brancas, strobles e refletores em LED.

 


Árvore do Ibirapuera 2015. Foto: José Cordeiro/SPTuris.

 

As Caravanas Iluminadas prometem ser um show que vai emocionar a população. Com o tema “Uma Ponte Para Noel”, as caravanas serão compostas por seis carretas que circularão por diferentes pontos e regiões da cidade, tendo sempre como destino final a Árvore do Ibirapuera. Cada um dos veículos terá diferentes atrações, como Papai Noel e as renas, sistema de som e iluminação especial, além do caminhão tema da campanha de Natal 2015, que será equipado com painel de LED que projetará mensagens de Natal enviadas pelo público, nas quais a pessoa destinatária recebe um aviso via rede social convidando-a a participar do evento, além de informar que uma mensagem especial está esperando por ela.

 


Caravana de Natal 2015. Foto: José Cordeiro/SPTuris.

 

O presidente da SPTuris, Alcino Rocha, afirma que os trabalhos este ano estão adiantados. “Vamos inaugurar o Natal Iluminado antecipadamente, de forma que as pessoas tenham mais tempo para apreciar tudo”, explica. Ele ressalta o caráter positivo do projeto deste ano. “Novos parceiros estão investindo e acreditando na cidade de São Paulo, o que é muito bom. Além de trazer novidades para as atrações de Natal, ainda gera economia para os cofres públicos”, diz.

 

De acordo com o secretário municipal para Assuntos de Turismo, Salvador Zimbaldi, o Natal Iluminado é um dos momentos mais esperados pela população. “As pessoas aguardam ansiosas por esta época. As decorações natalinas fazem com que todos apreciem mais o lugar onde moram e também atraem turistas. É um momento de confraternização da cidade”, diz.

 

Outras atrações estão previstas. A Prefeitura irá iluminar 2 mil árvores por toda a cidade, totalizando 600 mil lâmpadas em várias ruas e avenidas, como Av. Rebouças, Av. Sumaré, Rua Bernardino de Campos, Rua Vergueiro, Av. Paes de Barros, Av. Atlântica, Av. Bráz Leme, e diversas no Centro, como São Luís e Largo do Arouche. Também serão instaladas grandes árvores de Natal de 5 metros em praças de cada um das 32 subprefeituras.

 

O Edifício Matarazzo também receberá decoração especial. O Parque Trianon será outra grande atração. Com patrocínio da Tecnolamp, 80 árvores serão decoradas e haverá um Papai Noel inflável de 15 metros.

 

Parque Trianon 2015. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

 

Parque Trianon 2015. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

 

A Vila Madalena também entrou na festa. Empreendedores, moradores e agentes do bairro se organizaram para realizar o Natal da Vila, um projeto piloto que tem como objetivo valorizar o espaço urbano. A ação vai integrar os agentes no bairro, desenvolvendo a intervenção em mais de 200 postes, unindo o grafite, tão característico da região e que será comandado pelo artista Rui Amaral, com o projeto Jardim no Cimento, produção de arranjos nos postes com garrafas PET e belas mensagens. Para que seja possível a decoração dos postes, serão oferecidas nos dias 14 e 15, 20, 21 e 22 de novembro oficinas para preparação das garrafas PET.

 

Pesquisa mostra aprovação da população para a decoração na cidade

 

O Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, núcleo de pesquisas da empresa municipal, realizou pesquisa de campo inédita com a população no Natal do ano passado para saber o que as pessoas acham das iniciativas do Natal Iluminado. E os resultados surpreenderam. Cerca de 90% acreditam que a Prefeitura de São Paulo deve continuar investindo na decoração natalina e quase 80% deram nota acima de 7 para o projeto.

 

A pesquisa mostrou ainda que mais de 22% foram conferir as atrações motivado pelo passeio ou lazer, 21,6% pela beleza da decoração e das luzes, e 21% foi visitar os locais por causa dos filhos, crianças e família.

 

A Árvore de Natal do Ibirapuera foi a atração mencionada como mais importante pela maioria dos entrevistados e quase 55% preferem que a localização do atrativo permaneça onde está.

 

Cerca de 60% dos entrevistados já costumam visitar as atrações de Natal em São Paulo. Além disso, o levantamento aponta que 75% das pessoas consideram seguro visitar os atrativos.

 

Outro dado expressivo foi o fato de haver 11% de visitantes de outras cidades aproveitando o Natal paulistano, o que comprova o sucesso da programação natalina na capital. E 13,3% dos entrevistados têm parentes de outros municípios hospedados em suas residências no momento da pesquisa. Esses parentes ficam, em média, 5,44 pernoites e gastam cerca de R$ 347,95.